Páginas

Porque bocejamos ao ver outra pessoa bocejar?

PUBLICIDADE

Algumas teorias explicam que o ato de bocejar é um costume antigo (desde os primórdios da humanidade), o que leva-se a pensar que tal ação seria alguma forma de comunicação entre os primitivos. O fato contagiante seria uma forma de todos transmitirem o retorno àquele que emitiu o bocejo.
>> Ainda há o aspecto sobrenatural do bocejo. Determinadas crenças acreditam que o bocejo é a conexão das almas de cada pessoa. Quando uma pessoa boceja, o reflexo humano é de, em circunstâncias complexas, sem nenhuma percepção aparente, bocejar em resposta. A sobrenaturalidade pode ser observada quando em proximidades espaciais, mas sem nenhum contato direto, esse efeito ocorre.
>> Já estudos científicos indicam que o bocejo está relacionado ao sono, no entanto, conforme apontam estas pesquisas, o bocejo é uma forma de driblar o sono. Ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção. Este mecanismo também se relaciona com o facto de o bocejo ser tão contagiante.Ao ser ‘transmitido’ para outra pessoa, melhora, em geral, o estado de vigília de todo o grupo.
Nota: pelos meus cálculos, depois de tanta teoria, possivelmente você já deve ter bocejado umas 13 vezes. Se não, veja mais algumas imagens de bocejo e continue o texto…
Por ser este comportamento involuntário, é quase impossível segurar um bocejo, por mais que você tente. Pesquisas afirmam que em torno de 60% se sente contagiado pelo bocejo alheio (acredito que este número seja bem maior… pronto responda a esta enquete para saciar nossa mente curiosa).
E como parar um bocejo? E como evitar uma bocejada em cadeia?
Eis o mistério da humanidade… a pergunta que não quer calar… oO
O que eu consigo tirar de conclusão é o seguinte:
O bocejo é um ato involuntário, porém é até gostoso. Relaxa, dá mais vida (ou mais sono). Portanto, aproveite para bocejar mais um pouco lendo isto :